Permacultura

 

             Os australianos Bill Mollison e David Holmgren, criadores da Permacultura, cunharam esta palavra nos anos 1970 para referenciar “um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes úteis ao homem”. Estavam buscando os princípios de uma Agricultura Permanente. Logo depois, o conceito evoluiu para “um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis” , como resultado de um salto na busca de uma Cultura Permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.

 

             Para tornar o conceito mais claro, pode-se acrescentar que a Permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes.

 

            No centro da atividade do permacultor está o design, tomado como planejamento consciente para tornar possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia. Este processo, segundo André Soares, permacultor do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, deve ser dinâmico, contínuo e orientado para a aplicação de padrões naturais, contendo sub-processos de organização de elementos dentro de determinados contextos.

 

      No primeiro nível, a ação do permacultor volta-se principalmente para áreas agrícolas com o propósito de reverter situações dramáticas de degradação sócio-ambiental. “Culturas não sobrevivem muito tempo sem uma agricultura sustentável”, assegura Bill Mollison. No entanto, os sistemas permaculturais devem evoluir, com designs arrojados, para a construção de sociedades economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente sensíveis, dotadas de agroecossistemas que sejam produtivos e conservadores de recursos naturais.

 

Texto extraído de "Movimento Ecológico"

http://www.movieco.org.br/detalhe_biblioteca/31/permacultura

 

 

 

Sítio permacultural - Instituto Anima - Palhoça - SC

Modelo de plantio permacultural, em círculo,com zoneamentos e galinheiro central

Relações interativas na Permacultura

O Parque Jussara Ambiental desenvolve modelos permaculturais adaptados ao tamanho e condições de sua propriedade.

Converse com nossos técnicos.

©  Parque Jussara Ambiental - site criado com Wix.com

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
E-mail: pqjussara09@gmail.com  arnaldoteles59@gmail
Telefones: (11) 997108496 (só WhatsApp)
CNPJ - 11.319.052/0001-41